Seria bom se fosse assim


A BBDO da Argentina criou este comercial para a Doritos mostrando como a vida poderia ser mais fácil com a ajuda do salgadinho.



Se toda conquista fosse desse jeito, eu seria um dos maiores colecionadores de música romântica do mundo.

Vi este vídeo aqui.

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Reencarnação de papéis


Depois de ler um curioso post do Controle Remoto sobre um caixão em formato de Coca-Cola encontrei uma campanha da Y&R gringa que fala sobre um tipo de reencarnação: a reciclagem.

Este anúncio mostra um envelope “dizendo”: Na minha próxima vida serei uma sacola de compras.



Este outro mostra a “confissão” de um papel de caderno: Na minha vida passada eu costumava ser um jornal.



No texto de assinatura, vinha a explicação: Talvez nem todos acreditem na reencarnação, mas nós acreditamos em reciclagem.

A campanha teve o objetivo de mostrar que a agência é ecologicamente responsável, pois 80% do papel usado por lá é reciclado. Uma bela oportunidade de entrar no hall das empresas “amigas” da natureza.

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O preço caiu do céu


Uma grande loja de departamento ofereceu no dia da independência da Índia incríveis descontos nos seus produtos. Para comunicar isso de forma criativa para a massa, a Ogilvy & Mather jogou literalmente os preços no chão.



A mensagem nas etiquetas dizia: “Os preços abaixaram. Receba até 50% de desconto na Freedom Sale”. A trilha sonora do vídeo não poderia ser mais pertinente.

Depois deste exemplo, as redes de varejo brasileiras deviam destinar parte de suas verbas milionárias para a ações de guerrilha como essa, que interagem de forma mais ativa com o público. Imagine quantas pessoas foram conferir imediatamente as ofertas da loja indiana?

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Tem que entrar com jeitinho


Você já deve ter visto alguns comerciais brincando com a idéia da fecundação. Mas este comercial criado pela Darwin BBDO para o banco belga Centea mostra como eles são dedicados a fazer melhor que a concorrência.



O texto no final diz: “Fazer mais é da nossa natureza”. É interessante notar que um banco aprovou um comercial que não lembra nada sobre a atividade desenvolvida por ele, mas que deixa o seu conceito bem claro. Se no Brasil fosse assim, os nossos intervalos seriam tão divertidos quanto os programas, não acha?

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Dê um tempo com KitKat


A JWT de Paris criou um belo comercial de animação de quase três minutos para o chocolate KitKat da Nestlé.



O estilo lembra um dos meus filmes favoritos do ano passado, Ratatouille (principalmente o chefe, que tem cara do cozinheiro que pegava no pé do protagonista). O filme pode ser visto também no www.breakultime-kitkat.fr.

Depois que o personagem encontra a luz, entra o texto de assinatura: “A busca pelo último intervalo começa”.

Para comparar preços do DVD dos curtas de animação da Pixar, basta clicar aqui. Para pesquisar sobre o DVD do Ratatouille, clique aqui.

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Festa de nostalgia para geeks


A Domino´s Pizza promoveu em Dezembro passado o Retro Gaming Party com a ajuda do BRM, espécie de fornecedora de notícias para blogs.

A festa, como não poderia deixar de ser, teve muita pizza e disputas com games clássicos como Street Fighter, Super Mario Kart, entre outros.



Entre os convidados, estava blogueiros e jornalistas, justamente para divulgar a marca no meio digital, gerando boca-a-boca positivo sobre a experiência.

Acredito que este tipo de ação é muito mais eficiente do que veicular na mídia tradicional, pois mexe com as emoções e gera simpatia espontânea com a marca, que propõe esta volta ao passado para quem estava na festa.

Vi este material aqui.

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Vídeocassetadas com humor negro


Um cara chamado Duval Guillaume criou uma campanha viral para distribuir cupons da Bongo. Para ganhar, ele propôs aos internautas mandarem vídeos mostrando casos engraçados que eles tenham passado. Vejam a campanha logo abaixo:







O texto diz: "Há melhores maneiras de ser lembrado". Será que algum dia Faustão pensaria que o seu quadro serviria de inspiração para uma campanha viral?

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Realize o sonho de ser marinheiro


Lembra daqueles comerciais do exército, marinha e aeronáutica brasileira convocando os jovens a se alistarem? Acredito que se não fosse obrigatório a peça não convenceria ninguém.

Já a Marinha de Singapura criou um comercial pensando justamente nesse público, cheio de ação e cenas surreais, que só podem existir em sonho.



Por isso, o texto diz: “Pare de sonhar. Seja alguém”. Este comercial me lembrou Piratas do Caribe 3. Se você não viu o filme e quer comparar preços do DVD, clique aqui. Para pesquisar os outros dois, clique aqui.

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Soco na consciência


Certa vez, saiu uma reportagem de capa na revista Época falando sobre uma pesquisa indicando que o brasileiro é hipócrita. Enquanto se revolta com a corrupção dos políticos, usa e abusa do “jeitinho brasileiro” como reza a Lei de Gérson (“para quem gosta de levar vantagem em tudo).

Diante deste costume das pessoas, a Viamídia veiculou no final do ano passado uma campanha para a Faculdade Baiana de Direito lembrando deste hábito que todos nós praticamos, nem que tenha sido por uma vez. Clique logo abaixo para ampliar todas as peças veiculadas.



Uma campanha de impacto que faz os futuros candidatos da faculdade terem maior consciência antes mesmo de prestar o vestibular e até mesmo parte da sociedade a rever os seus conceitos.

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Macbook Air para pobres


Nesta semana, um dos principais assuntos da web foi o lançamento do Macbook Air, o notebook mais fino do mundo lançado por Steve Jobs. O comercial foi postado em diversos blogs e virou sensação instantânea.

Um dos meios para saber se uma campanha agradou ao público é verificar as paródias que surgem pela web afora sobre o vídeo. E já está no ar muitas "homenagens" feitas à grande sacada do comercial original.

Uma das que eu mais gostei foi esta logo abaixo:



O texto diz: “Para quando o seu dinheiro e baterias se esgotarem”. A tecnologia pode ser maravilhosa, mas ainda não é todo mundo que pode ter o seu Macbook para levar dentro de um envelope, não é? Pelo menos, o bom e velho papel não te deixa na mão em nenhum momento.

Mas se você tem dinheiro, compare preços do novo mimo da Apple clicando aqui. Se preferir, pesquise preços de outras marcas aqui.

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Falar no celular pode ser fatal


Recebi por e-mail este comercial da Castrol alertando que sempre o celular é um vilão quando você está dirigindo, não importa o tipo de automóvel.



No final, o texto diz: “Falar ao celular durante a condução aumenta o risco de acidente em 400%”.

Para quem ainda tem este hábito, acho que este é o argumento definitivo como ele pode ser fatal.

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Criatividade a baixo custo


A Saatchi & Saatchi do Líbano provou mais uma vez que se colocarmos a cabeça pra pensar, podemos ter uma grande sacada que não precise de investimento extra para a campanha. Veja abaixo o anúncio para um produto anti-acne que eles veicularam.







Eles só precisaram encontrar a “mídia” ideal para que a idéia tenha efeito.

Compare preços do DVD Quero ser grande e do Chaves, o rei das espinhas.

Leia também
Meu post no Bloguerreiros sobre a participação de Richard Gere na campanha da Niely. Basta clicar aqui.

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Cem por cento branco


A Bed & Breakfast criou uma sensacional ação para o branqueador Crest nas ruas dos Estados Unidos para mostrar que o produto funciona em casos extremos.







Imagine o impacto de mudar a aparência do tradicional táxi amarelo? Para os fumantes, dá uma certa esperança em ter os seus dentes na cor original, não acha?

Compare preços do fenômeno literário Vale Tudo - O Som e a Fúria de Tim Maia, escrito por Nelson Motta.

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Cada tiro é um flash


A Publicis da TailÂncia criou um comercial inusitado para divulgar a Panasonic Lumix. No vídeo, vemos o “Lumix Battle”, uma competição entre duas equipes tendo a câmera como “arma”.



Esse entra na categoria daqueles anúncios onde o benefício do produto é mostrado sem a necessidade de exibi-lo na tela.

Para conhecer alguns modelos da Panasonic Lumix e comparar preços, clique aqui e analise as vantagens de cada uma.

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Cagada criativa


O que você faria se encontrasse o seu lindo carro sujo com cocô de pombo? Certamente ficaria furioso, não é?





Para ter a atenção dos pedestres, um lava-rápido colocou adesivos que simulam uma “obra” feita pelo pássaros. Quando a “vítima” se aproxima pra limpar, lê a seguinte mensagem: “Não fique irritado quando isso acontecer”.

É uma ótima idéia para chamar a atenção, mas será que a primeira reação do motorista, que é de raiva, será menor do que o interesse de levar o carro pra lavar na tal empresa?

Compare preços sobre livros de marketing de guerrilha e marketing viral.

Veja também
Meu comentário sobre a ação da Fiat no Second Life no post do Sim, viral.

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Tubarões adestrados


Um dos ingredientes para um possível viral fazer sucesso é ele ter uma idéia inusitada. E a John West lançou este vídeo sobre a sua comida de tubarões, de como ela é realmente a melhor.



Por falar em tubarão, compare preços do DVD duplo de 30 anos do filme Tubarão, dirigio por Steven Spielberg clicando aqui. Já o segundo filme, você pode pesquisar aqui.

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Arte inusitada


A Associação dos amantes dos répteis (?) de Jacarta lançou um anúncio criado pela Mccann local para mostrar que cobras podem ser admiradas.





Para quem está pouco atento, não percebe que o quadro foi feito apenas com cobras em diferentes posições, formam o lindo cenário. Por isso, o texto diz: “Às vezes, a beleza vem das feras”.

Se você não tem problemas com cobra, compare preços e confira o conteúdo do DVD do filme Serpentes a bordo.

Veja também
Meu texto no Bloguerreiros sobre ações feitas para divulgar o filme "Be kind rewind". Basta clicar aqui.

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Filmes com muitas emoções


Quando se fala em cinema independente, logo vem à mente aqueles filmes com roteiros estranhos, muito “cabeça” para a massa.

Foi pensando nisso que a agência CraveroLanis, da Argentina, criou este comercial convidando o público para o festival independente de cinema organizado pelo jornal Clarín.



O texto diz: “Clarin convida você para assistir a um filme feito para pulmão”. A expressão pode ser entendida aqui como feito para corações fortes.

Veja também
O Blogcitário está no Blogatlas. Leia o post clicando aqui.

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O mesmo sabor com toque diferente


Você já imaginou como um olho e uma língua podem provocar um ao outro? A McCann imaginou e criou dois comerciais surreais para a campanha da Coca-Cola Zero, que tem o clássico sabor, mas sem açúcar.





Estes dois comerciais vão ao ar pela primeira vez em rede nacional hoje à noite, na estréia do BBB 8. Como você pode ver, estou lançando este post minutos antes da veiculação oficial na boba, feia e peluda mídia tradicional, como diria o Tiago Dória. Dica do pessoal da Espalhe.

Compare preços de livros que falam sobre a Coca-Cola clicando aqui.

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PLANEJAR E DETERMINAR


É HORA DE PLANEJAR E DETERMINAR NOVOS OBJETIVOS

Certamente cada um de nós irá contar uma história diferente sobre 2007.Alguns alcançaram seus objetivos, outros tiveram um ano de problemas e dificuldades.Num país como o Brasil, onde sai governo e entra governo e o povo continua à margem das decisões importantes, onde pobres e ricos são atingidos de forma grave e constante pelas atitudes excusas de governantes e parlamentares, alcançar objetivos e concluir planos torna-se cada vez mais uma tarefa árdua e difícil.Já se foi o tempo em que um camelô de rua conseguia se tornar um grande empresário, onde um office boy conseguia crescer na empresa e tornar presidente.Hoje a competividade, a busca do melhor mais barato, a pressa em atingir alvos faz com que nossa vida profissional se transforme numa atividade extremamente estressante e pressionada.Inventaram pós graduações, doutorados, mba's, tudo isto para tentar qualificar melhor um profissional.Muitos investem pesado nestes cursos, passam metade do tempo de suas vidas estudando e se esquecem que verdadeiramente o que faz de você um bom profissional é o seu dia a dia no trabalho, as experiências conquistadas, as dificuldades vencidas.No momento de uma contratação ou na renovação de contratos salariais o empregador hoje dá mais valor para aquilo que irá pesar menos no seu bolso, não importando se ele terá que abrir mão de um veterano qualificado ganhando um bom salário por um jovem recém saído de uma destas faculdades de esquina que será usado pela empresa anos e anos, ganhando uma miséria até chegar o momento de ser descartado também.O mercado publicitário tem agido desta forma nos últimos 10 anos, as áreas de marketing das empresas da mesma forma.Resultado direto disto; o baixo desempenho da propaganda brasileira que sempre foi um expoente mundial, o fraco rendimento das empresas não importa sua atividade ou tamanho, muitas trabalham no vermelho há anos.Como mudar isto?Eu mesmo tenho buscado alternativas, tenho ampliado minha visão profissional e me qualificado melhor entendendo áreas da minha atividade que eu não tinha conhecimento.Ter um currículo recheado de grandes nomes de empresas, ter qualificação acima da média, relatar experiências profissionais de alta performance e excelentes resultados já não bastam para conseguir uma boa oportunidade.Dizem que networking é tudo hoje em dia, eu particularmente já esgotei o meu em busca de uma renovação na minha carreira.Custo baixo é a palavra da moda.Então a oportunidade está aberta para os novos, aqueles que estão chegando agora no mercado.E a proposta fundamental do Blog Propaganda & Marketing é levar informação em forma de qualidade de conteúdo instrutivo tanto para estudantes quanto para profissionais.Aqui você encontra um banco de artigos, textos e livros que irão ajudar e muito à sua qualificação profissional.Neste ano de 2008 o Blog P&M continuará a colocar à sua disposição artigos e livros diferenciados, é bem verdade que os verbetes de propaganda, comunicação e marketing praticamente já foram esgotados aqui no Blog, pouco resta a ser explorado.Desta forma dedique seu tempo a navegar pelo Blog em seus arquivos de meses anteriores.Com certeza você encontrará a informação que precisa e se não encontrar escreva para o Blog e postaremos aquilo que você busca.Sua participação no Blog é muito importante, a internet possibilita esta interação entre as partes.Quero aqui fazer um pedido especial a você leitor, adquira e divulgue os e-books do Blog, é uma forma de você nos ajudar a permanecer ativos por mais tempo.Somos um Blog amador, ainda não temos uma grande audiência que justifique uma empresa a investir publicitariamente em nossas páginas por isso, contamos com sua ajuda pessoal comprando e divulgando nossos e-books.Que 2008 seja um ano repleto de vitórias e conquistas para todos nós.

Abraço
Dallagrana

*Fonte/Materia: George Geara

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A Volkswagem lançou um comercial que brinca com aquelas cenas clichê de filme de terror, quando o carro nunca pega na hora de fugir do psicopata que quer o sangue do personagem. A participação especial fica por conta Michael Myers, da franquia Halloween.



O texto diz: Pergunto por que você nunca vê uma Volkswagem em filmes de terror? O que me chamou a atenção da idéia foi mostrar como os carros da marca são bons sem precisar ver um deles em ação.

Se você gosta da carnificina que Michael Myers faz, compare preços do DVD aqui. Se você prefere Sexta-feira 13, pesquise aqui.

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O pré-caixão


Campanhas de trânsito geralmente são agressivas, mostrando carros amassados e outros tipos de ferimentos que são causados com a batida do carro.



A Ogilvy da Holanda criou para a Dutch Association of Traffic Victims um anúncio mais sutil, mas que não deixa de ser impactante. O texto diz: “Todo mês, uma criança morre por não usar o cinto de segurança no banco de trás”.

Na hora que a criança pedir para dormir no banco de trás, você já sabe o que fazer para ela não acordar no céu, não é?

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Meu Top 5 filmes de 2007


Depois de assistir a um ano recheado de blockbusters, resolvi dividir com vocês a minha lista de favoritos que foram exibidos nas telas no ano recém-concluído.

1 - Tropa de Elite
Sem dúvida, o meu favorito deste ano. Wagner Moura, com aquela cara de mauricinho boa-praça, surpreendeu a todos dando vida a um personagem que se tornou rapidamente parte da cultura pop nacional. Várias frases do longa são repetidas à exaustão em piadas, memes e conversas de bar. Cinco estrelas.
Clique aqui e compare preços do livro “Elite da Tropa”, que inspirou o filme.

2 - 300
Antes do Capitão Nascimento querer dar tapas em moleques e enfiar a vassoura em bandido, acreditava que Leônidas reinaria absoluto no primeiro lugar da minha lista dos melhores. Várias homenagens foram prestadas aos espartanos, via paródias, piadas e afins. O filme é tão bom, que na hora dos créditos me recusei a levantar da poltrona. Queria mais. Cinco estrelas também.
Compare preços do DVD duplo aqui.

3- Duro de Matar 4.0
Quando assistia ao trailer e via John Mcclane jogando o carro no helicóptero, não despertava nenhuma emoção em mim, pois nunca tinha me interessado pela franquia. Só resolvi ir ao cinema devido Às críticas positivas tanto de blogueiros que foram à pré-estréia quanto da mídia tradicional.

Com tantas cenas inacreditáveis, como a do caminhão destroçado sendo dirigido por McClane em uma via em ruínas, ainda por cima sendo perseguido por um caça, estava literalmente de boca aberta dentro da sala. Diversão do início ao fim. Quatro estrelas e meia pra Bruce Willis.
Compare preços do DVD do filme. As outras versões você pode pesquisar aqui.

4- Ratatouille
Outro filme que não dava nenhuma bola, até mais uma vez, ler críticas positivas sobre o filme. E não é que a história de um rato que queria ser chef de cozinha é realmente envolvente? Além do mais, as piadas que só adultos entenderiam foram feitas ao ponto, como a caricatura genial de um crítico. Quatro estrelas.
Compare preços do filme aqui.

5- Borat
Antes do filme, já tinha ouvido falar do personagem, mas não sabia o quanto era sem noção. Lembra o estilo do Repórter Vesgo, mas com atitude que nem a turma do pânico teria coragem de gravar, como brigar pelado com o seu produtor porque ele está se masturbando com a revista da Pámela Anderson. Non sense em nível máximo. Quatro estrelas.
Compare os preços do DVD do filme aqui.

Qual foi o seu top 5 de 2007? Compartilhe conosco colocando nos comentários.

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Grite “Yatta” você também


Quem é internautas, sabe que é muito fácil acompanhar os episódios das séries mais famosas do mundo algumas horas depois que ela é exibida no seu país de origem. E com a convergência de mídias cada vez mais freqüente, é possível assistí-los de qualquer lugar, seja através de notebooks ou celulares.

Sabendo disso, a NBC emissora que exibe Heroes nos EUA, criou este divertido comercial mostrando como a clássica cena do grito de Hiro no Times Square pode ser assistido em lugares improváveis.



A segunda temporada estréia no Brasil no próximo dia 11 pela Universal Channel. Para quem já assistiu todo o volume dois, pode comparar preços da caixa de DVD da 1º temporada. Se você precisa de um aparelho de DVD novo, clique aqui para achar o melhor produto pelo menor preço.

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Mostrando ao vivo


No primeiro post do ano, vou mostrar mais um comercial argentino de qualidade. Este foi criado pela Santo para a Telecom, anunciando o serviço de videocall.



O texto diz: “Rostos falam. Videocall está aqui”. Há alguns meses publicitários se perguntavam se os argentinos estavam ficando na frente de nós em termos de criatividade. Bom, pra mim a resposta é clara: os meus últimos posts são basicamente da terra do tango.

Acredito que uma idéia deste nível de ousadia poderia rolar por estas bandas se fosse na MTV ou em canais fechados. Acho difícil o cliente aprovar uma campanha onde uma senhora tem uma vida sexual ativa.

Enquanto aqui não foi lançado ainda o videocall, compare preços de acessórios para áudio conferência e Smart Phones, para começar o ano mais antenado.

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