Luta contra a corrupção



Os publicitários sabem como ninguém vender carros, casas e outros produtos que são desejos de consumo das pessoas. Mas de vez em quando, a categoria sabe usar esse poder para defender causas nobres. O prêmio não será uma estátua de um festival, e sim transformar o comportamento da sociedade a longo prazo.

A ABAP (Associação Brasileira das Agências de Publicidade) veiculou em janeiro passado um comercial convocando a todos para combater a corrupção, uma instituição presente no país desde que nos conhecemos por gente e está mais disseminado que o mosquito da dengue no Rio de Janeiro.



No site da campanha, tem mais detalhes sobre como aderir a esta causa. Acredito que nossas atitudes podem contribuir para a ruína desta empresa, até ela pedir falência.

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Hora de correr, Johnnie



Os anúncios do Johnnie Walker são clássicos e já vi várias homenagens, paródias e montagens sobre o Joãozinho que adora andar.

Uma das que resolveram homenagear o personagem da bebida foi a Nike, com um anúncio sensacional. É difícil uma marca fazer referência a outra, por isso, a Nike está de parabéns por fazê-lo com tanta competência. Infelizmente, ficarei devendo a agência responsável por tamanha criatividade. Clique na imagem para ampliar.



Coisa nova por aqui só na segunda-feira, mas o meu Twitter é atualizado todos os dias da semana. Fique por dentro das novidades assinando o RSS ou a newsletter do blog.

Update: Como alertou o blonauta nos comentários, houve um problema com a imagem, que já foi resolvido.

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Tá com problemas? Sorria!



Quando acontece algo de ruim com a gente, é difícil manter o bom humor. Mas a companhia de seguros AMI, da Nova Zelândia, propõe no seu comercial que a gente continue sorrindo depois dos incidentes mostrados no vídeo.



É claro que esta tranqüilidade só poderá ser garantida se você contratar os serviços da empresa. Mas mesmo assim, acho difícil você ficar de bom humor no momento que percebe que acabou de perder a bolsa ou algo de valor.

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Seios de luz



Os criativos da agência alemã Philipp und Keuntje se superaram ao criar este pôster para divulgar a Playboy local.



Durante o dia, ele não passa de um pôster dourado com apenas o logo da revista. A grande sacada só pode ser percebida à noite, quando os jogos de luzes simulam um par de seios.

Essa peça mostra que é possível falar de nudez, de mulheres peladas sem precisar mostrar uma foto de verdade. Basta usar a imaginação.

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Esterco em propaganda



Esse anúncio, no mínimo, deve fazer o leitor voltar para dar mais uma conferida depois que ele vira distraidamente a página da revista ou do jornal onde ele foi veiculado.

Trata-se de um anúncio do “cheirinho” Febreze, daquele tipo que colocamos no ambiente. Ele promete eliminar qualquer tipo de odor, até mesmo o de esterco. Clique para conferir a "obra" mais de perto.



Isso mesmo, caro blonauta. Um belo cocô foi protagonista de uma campanha publicitária lá no Canadá. Se fosse no Brasil, acredito que 11 entre 10 clientes nem cogitaria na idéia de tamanha ousadia. Talvez saísse apenas no Desencannes.

Será que alguém fez o teste para ver se era verdade?

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Ser bom motorista preserva a vida



Não é difícil encontrar por aí motoristas que confiam na sua experiência de anos no volante para fazer coisas além de dirigir.

Enquanto as empresas que vendem carros se preocupam apenas em mostrar como eles são velozes, tem ONG´s que entram em ação e veiculam comerciais lembrando a esses “craques” como a direção defensiva pode salvar a sua vida e a dos outros.



No fim, o texto alerta: “Bons motoristas apenas dirigem”. Mais uma bela contribuição da blonauta Karol.

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Outdoor da imaginação



Mais uma vez, o Google mostra que é um case raro (e talvez único) de um gigante que consegue fortalecer sua imagem sem investir em milhões nas mídias tradicionais de massa.

Um das mais novas ações da empresa é a instalação de um outdoor diferenciado no meio das ruas da Alemanha para o seu serviço de vídeos. Ele se baseia no velho gesto de fazer com as mãos uma “câmera” filmando. O texto da peça justifica a interação dela: “Qualquer filme você pode imaginar”.



Acredito que este conceito de achar quase tudo em vídeo tem mais a cara do seu irmão mais famoso, o You Tube, não acha?

Via

Como a semana é mais curta, coisa nova por aqui, só na segunda-feira. O meu Twitter também vai ficar parado durante este feriadão. Para ficar por dentro de tudo o que passa por aqui, assine o nosso RSS ou a newsletter, localizado na coluna à direita. Por isso, desejo uma boa Páscoa a todos.

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A Globo ataca novamente










A Globo mais uma vez retratou, em uma de suas novelas, um personagem evangélico como se fosse um retardado ou louco.É dose. Já é hora de boicotarmos não apenas a Globo, mas todos os outros produtos do grupo: o Jornal O Globo, Extra (aqui no Rio), a revista Época, as rádios do grupo, tudo enfim. Se nos declararam guerra a tantos anos - décadas já! - por que simplesmente não aceitamos este convite, e combatemos também? E mais: podemos ainda divulgar e consumir os produtos da concorrência - Jornal do Brasil, Revista Isto É, etc.O que não dá é para ficar parado. O que não dá mais é dizer: "Oh, não, irmão... é impressão sua... eles não nos perseguem não. Só fazem o trabalho deles."
Eu proponho um basta. De minha parte, já boicotei.




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Viajando sem sair do lugar



Como estamos no clima da Páscoa, vou postar um comercial meio “Alice no País das Maravilhas” da Trident, mostrando aqueles momentos de viagem que todos nós já tivemos em algum momento no trabalho.



Para justificar toda a “loucura”, o texto de assinatura diz: “bagunça com a sua cabeça”.

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Grandes marcas tem grandes propagandas



Atrás de uma grande empresa, sempre existem grandes comerciais. E a Audi segue essa regra com louvor.

Com uma idéia extremamente simples, a Master Publicidade criou um das mais criativas propagandas da categoria. Fez praticamente o impossível: elogiou os concorrentes do seu cliente para chegar a uma conclusão genial.



Outro comercial que encontrei justamente quando pesquisava o de cima, foi ganhador de Cannes (infelizmente, ficarei devendo o ano). Nele, os criativos mostraram que um carro, apesar de ser uma máquina, desperta sentimento nos humanos. A assinatura só reforça o conceito: “Concebido pela emoção”.



Você, que tem o seu negócio, pense na qualidade da sua propaganda e veja a sua empresa crescer com grandes idéias.

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O lado negro da propaganda



A cada ano, milhares de publicitários se formam depois de quatros anos de estudo sobre as diversas regiões que compõe o maravilhoso mundo da propaganda. Esta imagem de glamour foi construída há muito tempo e até hoje as pessoas “normais” acreditam que este é um dos melhores empregos do mundo, mesmo não sabendo direito o que é e achando que é quase a mesma função do jornalista.

Quem passou pela sala de aula e estagiou por um tempo em agência, sabe que isto pode ser uma verdade até certo ponto, pois ele possui o seu lado ruim. Quem tem o canudo na mão ou trabalha na função há muito tempo, tem a consciência do grande poder de persuadir milhões de pessoas com suas idéias para vender o produto que está sendo anunciado.

Levando em consideração esta parte podre da maçã, encontrei um vídeo produzido pelos alunos da UNIBRASIL, mostrando como a maioria das propagandas que estão diariamente na nossa tela, principalmente na TV aberta, não reflete a realidade mostrada durante os 30 segundos do intervalo.



Este vídeo serve de lembrança de que podemos melhorar a qualidade do nosso trabalho, fazendo algo inovador, sem esquecer realmente da “verdade” do produto ou serviço anunciado.

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Com ela, ninguém tira do lugar



A SuperGlue, espécie de Super Bonder, criou uma ação de guerrilha com uma sacada genial para mostrar o poder do seu produto. E como não poderia deixar de ser, foi feito um vídeo com potencial viral.



Além de promover a tal cola, este video mostra que as pessoas são loucas por dinheiro, mesmo que seja apenas uma moeda na rua. Essa ação com certeza deixaria Ivo Holanda orgulhoso.

Coisa nova por aqui, só na segunda-feira. Para ficar por dentro do que passa por aqui, siga-me no Twitter, assine o RSS ou a newsletter do blog.

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A Hora da Terra



A Leo Burnett da Austrália convidou a medalhista olímpica Cathy Freeman para estrelar este comercial da WWF sobre um projeto chamado “Hora da Terra”, que consiste em apagar as luzes no próximo dia 29, às oito da noite.



No vídeo, ela usa a sua habilidade para que o maior número de lugares cumpra este objetivo. O texto no final diz: “Se isso é o que uma pessoa pode fazer em uma hora, imagine o que nós podemos fazer todos juntos”.

Se todo mundo tivesse realmente disposto em colabora, a Terra agradeceria muito. Mas sabemos que a maioria vai esquecer deste compromisso ou simplesmente ignorar este pedido. Você ficaria no escuro pela sua própria vontade?

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O homem ideal



A GQ, revista voltada para o público masculino lá no exterior, lançou um comercial hilário mostrando como seria o homem ideal. Acompanhe a tradução quando o quadrinho aparecer no vídeo.



Com a trilha sonora saudosista de Billy Idol, “Eyes withiout faces”, ele chega à triste conclusão, com a ressalva que ela seria a revista ideal deste tipo de homem.

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Há alguns dias, fiquei sabendo no Inovavox que está rolando um concurso que a maioria dos blogueiros certamente se interessará em participar. O prêmio são layouts e logomarcas exclusivos desenhados pelo próprio Sampson, além de fazer parte do time do BlogueIsso! Blogs. Para participar, leia o post da promoção.



Desta forma, anuncio que estou participando da seleção, pois acredito que meus blonautas fiéis, que vêm aqui de segunda a sexta-feira para se alimentar de boas idéias, gostariam de ver o Blogcitário crescer ainda mais em qualidade, caso entre neste condomínio onde moram também BlogueIsso! Blogs, Afinidades Eletivas, Bang!, Coió Online, Blog do Norton, BlogueIsso!, Eletrocactus, Flows, InovaVOX, Meu Papagaio, Microfonado, Mr. Celofane, Mulher de Blogueiro, Pebol, Prensa 3.0, re:bacana, Segundo Clichê, Silenzio, No Hay Banda, Sobretudo.



Visitei cada um deles e percebi que está na hora deste grupo ter um representante da vasta “blogosfera publicitária” no seu quadro de moradores.

Candidatura apresentada, agora é esperar o resultado da eleição.

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Ajude a combater o câncer


A MatosGrey criou uma bela campanha all type para o Hospital de câncer de Barretos de grande força argumentativa. Com um belo trabalho de direção de arte, os criativos mostraram a importância das doações como um aliado de pesos para encontrar este mal. Clique nas imagens para ampliar.



Na versão gringa, o anúncio trata do câncer de mama. O texto diz: “Detectar câncer é difícil. Sem nossa ajuda, é realmente difícil. Sem sua ajuda, é impossível”.

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Sol agindo na praia



A Mazah criou uma ação para deixar qualquer marmanjo com vontade de torrar no sol por mais tempo. Trata-se da ação que a Sol realizou nas praias de Floripa, lançando o serviço de “aplicação gratuita de bronzeador”. Além de ser na faixa, o felizardo ganhava uma cerveja gelada.

Como você poderá ver nas fotos logo abaixo, além de gatas maravilhosas prontas para massagear as costas alheias, houve rapazes pra fazer o serviço na mulherada. Como não poderia deixar de ser, foi feito um vídeo pra mostrar como a ação foi feita:









É torcer para da próxima vez, essa ação chegar às areias daqui de Salvador. Obrigado pela dica, Rê.

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Feito por você



A Young & Rubicam de Toronto criou um comercial que está fazendo sucesso pela web afora. Para formar o carro, foram chamados os integrantes da companhia de dança Pilobolus.



Quando esta idéia incrível nasceu, certamente os criativos pensaram em filmar todo o processo do parto, pois é inevitável fazer a seguinte pergunta: como foi que conseguiram fazer isso? Saiba a resposta, assistindo ao making off logo abaixo (narração em inglês).


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Gasolina abandonada



O comercial criado pela Jung von Matt mostra várias garrafas de gasolina cantando uma música deprê, ao relento, por um único motivo. Tente descobrir assistindo ao vídeo.




Caso você não tenha sacado, o Smart “pede” desculpas por eles, agora que roda muito mais por muito menos com o gás.

Correção: Com indicou o blonauta nos comentários, o carro roda 30 km por litro e não a gás, como informei.

Segunda-feira o blog voltará com mais novidades, mas o meu Twitter é atualizado de domingo a domingo. Se preferir, assine a newsletter ou o RSS do blog na coluna à direita.

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Homenagem às mulheres



Amanhã é o dia internacional da mulher, este ser charmoso e intrigante, que deixa aos seus pés vários homens e até outras mulheres.

Como vimos no filme “Do que as mulheres gostam”, a cabeça de uma mulher é um dos enigmas mais difíceis de toda a história e só tendo superpoderes para satisfazê-las por completo com as nossas campanhas, seja de absorvente quanto para botox. Criar para este público que todo mês sangra e tem TPM exige muita transpiração e imaginação.

Por isso, deixo a minha homenagem a todas as mulheres, com um anúncio criativo do Longplay para o Museu de Arte Contemporânea da USP que vi no site do CCSP. Clique na imagem para ampliar.


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Camisinha saborosa



Podem dizer que fazer propaganda de camisinha deve ser jogado para estagiário, mas não há como negar que é uma bela oportunidade de fazer algo engraçado, devido à natureza do produto.

O vídeo abaixo é uma verdadeira aula de utilidade pública do que fazer com a camisinha quando os pais da sua parceira te pegam com a “boca na butija”.




Depois deste video, certamente a venda de preservativos com sabor aumentou consideravelmente.

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Frangos também são maquiados



Na maioria das vezes, fazer paródia de algo ou alguém cai no gosto das pessoas. Ainda mais quando é feito em cima de um viral ganhador de Cannes, como o Dove Evolution.



A maquiagem desta vez é uma forma da Foster Farms criticar a idéia que a indústria vende de “frango fresco” que nós compramos no abatedouro e de aumentar mais as vendas de fazendas que vendem os verdadeiros frangos naturais. O texto diz: “não é de se admirar que a nossa percepção de frango fresco seja tão distorcida”.

Afinal de contas, quando vamos ao abatedouro ou ao supermercado, somos atraídos pela “beleza” do frango, mas esquecemos que ele está congelado há muito tempo por lá, perdendo o seu frescor.

PS: O vídeo contém informações, que você pode ler passando o mouse na marcas que são exibidas. Você pode fazer o mesmo no Asterpix, depois de fazer um rápido cadastro. Vi essa dica no Tiago Dória.

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Mad Men, os bastidores da publicidade da década de 60



Quando li sobre Mad Men, logo me interessei, pois é uma série que fala sobre o mundo da publicidade nos anos 60, considerada uma época de ouro da profissão. Confira a abertura.



Para quem vive ou pelo menos conhece de perto a vida de um publicitário, se apaixona logo de cara com o diálogo inicial entre Don Draper, diretor de criação da maior agência de publicidade de Nova York e um simples garçom sobre a preferência deste pela marca de cigarros Old Gold e não a Lucke Strike, cliente da sua agência.

No decorrer do episódio-piloto, através de diálogos ácidos e criativos, assistimos ao dilema de como usar o grande poder de persuasão dos criativos para vender cigarros, um produto que claramente faz mal à saúde.

Outras questões que mostram de forma nua e crua que o clima de glamour e alegria, ao contrário que os “mortais” pensam, praticamente não existe. E naquela década, a situação era bem pior, ainda mais para as mulheres. Não é à toa que foi aclamada pela crítica como um dos melhores do ano passado.

Se você sempre teve curiosidade sobre o que se passa em um ambiente onde a criatividade deve ser matéria-prima, não deixe de acompanhar Mad Men quando for lançado na HBO ou pelos torrents da vida. Também existem comunidades sobre a série no Orkut.

Um artigo que também retrata muito bem o que é a série é do Daniel, do Midionauta. Clique aqui para ler.

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Hoje trago mais uma mini entrevista feita pelo parceiro de blog Bruno Delfino, do Falando Nisso. Ele já trabalhou na Riot como Assistente de Conteúdo e fez estágio de planejamento na RMG Connect.

1- Como você se interessou em seguir a carreira de publicitário?

Há mais ou menos 1 ano atrás eu estava em dúvida sobre qual profissão seguir. Até aquele momento eu mexia com sites e era um webdesigner em aprendizado. Foi quando resolvi pegar um livro na prateleira do meu irmão (publicitário) chamado "Propaganda é isso aí!" do autor Zeca Martins. Pensei em ler o livro apenas por curiosidade e sem querer acabei me interessando cada vez mais. Não consegui parar e ler e pesquisar sobre esse mundo da publicidade e propaganda.

2- Quais os benefícios que o blog trouxe para você?

Todos os possíveis. Se não fosse o blog eu não seria nada hoje profissionalmente. Com o blog pude melhorar muito minha escrita, pude conhecer outros blogs e estar por dentro das tendências, pude conhecer parceiros que me ajudam muito até hoje, pude conseguir um tão sonhado emprego na área, pude participar de eventos e mais importante de tudo: pude APRENDER!

3- Como vai a sua vida de estagiário? O pessoal te respeita mais por ser blogueiro ou não?

A vida de estagiário é legal. Trabalho com pessoas experientes e com elas posso aprender bastante e me tornar um grande profissional um dia. Gosto dos desafios e das experiências que o estágio proporciona. Creio que isso é importante para todos que estão iniciando na área. Em relação ao respeito, eu acho que me tratam normalmente. Talvez isso se deve pelo fato de que o blog não seja muito conhecido.

4- Como surgiu o convite para participar do Desafio Coca-Cola Clothing Dance? O vídeo que foi feito com você e outros blogueiros foi idéia de vocês ou foi feito a pedido da empresa?

O desafio foi um encontro bem informal e engraçado. Alguns blogueiros se reuniram e me chamaram (talvez por eu ser jovem...hehehe) para participar. O vídeo foi idealizado por nós mesmos que tivemos o desejo de mostrar quem ganhou o desafio.

5- A sua visão sobre a publicidade antes de entrar no mercado continua a mesma ou mudou quando você começou a fazer parte dela?

A minha visão sobre a publicidade mudou, porém não tão drasticamente. Ao entrar no mercado pude vivenciar todos os fatos que apenas tinha visto nos livros e isso me assustou um pouco, ao mesmo tempo que excitou. Costumo dizer que minha verdadeira faculdade está sendo na agência onde trabalho. Muitas pessoas se iludem com o ramo da publicidade e acabam se decepcionando quando entram nela. Felizmente, esse não foi o meu caso.

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Combinação perfeita



O Yahoo da Nova Zelândia lançou um comercial inteligente para divulgar o Yahoo!xtra yahoo.co.nz/.



O texto diz: “O que acontece quando o X encontra o Y”? É bom lembrar que o resultado dessa equação é o responsável em povoar a Terra há milhões de anos, não é?

Update: Não sei o motivo, mas desta vez, traduzi errado o texto do vídeo. Como apontou Jr Punketone nos comentários, o verdadeiro siginificado é: "Coisas boas acontecem quando o X encontra o Y". Desculpe a minha falha.

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Encontro de Blogueiros Baianos



No último sábado, 01/03 participei na Livraria Saraiva, do Salvador Shopping, do 1º EBB - Encontro de Blogueiros Baianos, com o objetivo de traçar metas para mobilizar a blogosfera baiana. Além de mim, a reunião contou com Laert Yamazaki, Leo Baiano, Tiago Celestino, Gerson Souza, Rafael Fischmann, Roberto Camara, Osmundo Cavalcante, Dani Vidal, Fabricio KC, Ernesto Belote, Hilder Santos e Charles. Veja aqui quem é quem.

Se você é blogueiro baiano e quer ajudar a blogosfera do nosso estado, assine a lista do grupo e seja bem vindo.

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