Published segunda-feira, dezembro 17, 2007 by Caio | E-mail this post
Mais um meme tá rolando na blogosfera. Quem começou foi o Adivertido através deste post. A bola foi passada pra mim por Bruno Delfino, do Falando Nisso, neste post. Fiquei responsável pelo nobre colega a escrever, no máximo em 15 linhas, sobre o que acho do Marketing de Guerrilha.
Marketing de Guerrilha é chamada assim por se inspirar na tática dos vietconges contra os americanos na Guerra do Vietnã. Aqueles guerrilheiros, com armas precárias e poucos recursos, conseguiram derrotar os imponentes combatentes do Tio Sam.
Trazendo para a batalha do mercado, essa modalidade do marketing pode fazer uma empresa do tamanho de uma formiga ter uma força de elefante para conseguir mais consumidores para o seu produto ou serviço, graças à sua forma inusitada que geralmente agrada o seu público.
Essa tática pode ter seu potencial elevado, através da filmagem da ação que pode ser lançada via You Tube, transformando esse vídeo em um possível viral, como esta ação para divulgar o filme Morte no Funeral:
Talvez daí venha a confusão de que marketing de guerrilha e viral é tudo a mesma coisa.