Centro de Convivência Espaço Amigo Curitibano


E-mail this post



Remember me (?)



All personal information that you provide here will be governed by the Privacy Policy of Blogger.com. More...



Curitiba terá centro para pessoas com deficiência

O Centro de Convivência Espaço Amigo Curitibano é o primeiro espaço de Curitiba construído especialmente dentro das normas de acessibilidade. É um espaço de inclusão e socialização, referência no atendimento à pessoa com deficiência. Fonte: Prefeitura Municipal de Curitiba.
O prefeito Beto Richa e a presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Fernanda Richa, inaugurarão nesta segunda-feira (315), às 18h, o Centro de Convivência Espaço Amigo Curitibano, no Alto Boqueirão, para atendimento de pessoas com deficiência.

O Centro de Convivência Espaço Amigo Curitibano é o primeiro espaço de Curitiba construído especialmente dentro das normas de acessibilidade. É um espaço de inclusão e socialização, referência no atendimento à pessoa com deficiência. "O equipamento começa a funcionar na próxima semana, imediatamente após a inauguração, com equipe profissional habilitada para desempenhar atividades socioeducativas e de iniciação profissional destinada a pessoas com deficiência e seus familiares", diz Fernanda Richa.

O Centro vai atender a 250 pessoas com deficiência, a partir de 14 anos de idade, bem como seus familiares em situação de vulnerabilidade e risco social. "A proposta será viabilizada pela FAS, em parceria com as demais secretarias municipais, entidades filantrópicas e associações" diz Adriano Guzzoni, diretor de Proteção Social Especial da FAS.
Com 280 metros quadrados de área construída, o custo da obra, mais equipamentos ficou em torno de R$ 750 mil.

A inauguração será na rua Wilson Dacheux Pereira, s/n, no Alto Boqueirão, reunindo representantes de entidades que atendem pessoas com deficiência física, mental, auditiva, visual e múltipla.

Atividades:

O Centro de Convivência Espaço Amigo Curitibano vai oferecer atividades como grupos de convivência, de reflexão e informativos, reuniões com a comunidade incluindo instituições representativas, informática adaptada, sala multiuso equipada com recursos audiovisuais e biblioteca para palestras e contação de história.

Terá, ainda, palestras educativas, cursos de artesanato e geração de renda, oficinas de culinária, costura e pré-laborais, integração dos familiares nas atividades, eventos comemorativos, passeios educativos, coral, dança, musicalização, teatro e atividades esportivas adaptadas.
Informações sobre a inclusão de pessoa com deficiência e acesso ao Centro podem ser obtidas na Assessoria de Apoio à Pessoa com Deficiência, pelo 3250-7914. O atendimento será de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h e, nos fins de semana, atividades esportivas e recreativas.

Programas e ações de inserção:

A Prefeitura de Curitiba muito tem feito para a inserção da pessoa com deficiência nas áreas do transporte, educação, acessibilidade, saúde e social.
O sistema de transporte coletivo é considerado o melhor do País. Das suas 390 linhas de ônibus, 316 já possuem carros adaptados e, até o ano de 2014, toda a frota estará ajustada.
Os novos ônibus em circulação foram aprovados por entidades de atendimento à pessoa com deficiência física e são considerado um modelo em acessibilidade para outras cidades e outros países.

A Isenção Tarifária para a pessoa com deficiência de baixa renda atende mais de 23 mil usuários com transporte gratuito, facilitando o deslocamento de trabalhadores com deficiência de casa ao local de trabalho, alunos para a escola, tratamento médico e lazer.

Três escolas municipais especiais - Ali Bark, Thomaz Edson de Andrade Vieira e Helena Antipof atendem 355 alunos e 69 deles já foram encaminhados ao mercado de trabalho.
O prefeito Beto Richa lançou o programa Amigo Curitibano, para o desenvolvimento da autonomia e socialização, hábitos saudáveis, realização de atividades ocupacionais, encaminhamento dos participantes para os equipamentos sociais existentes, participação nas atividades sociais, culturais e de lazer. Todo o atendimento respeita a realidade, hábitos de vida, aspectos psicológicos, sociais, físicos e educacionais da pessoa com deficiência.
Na área da saúde, Curitiba possui um atendimento inclusivo, em todas as unidades de saúde, para os pacientes deficientes.

A FAS mantém convênio com todas as entidades que prestam atendimento a pessoas com deficiência, notadamente aquelas que atuam na área de qualificação profissional, com mais de 3.000 atendimentos por ano nas áreas de deficiência auditiva, física, mental, visual.
São 41 entidades beneficiadas para o atendimento a 1.168 pessoas com deficiência.
Convênios de repasse financeiro e apoio técnico foram firmados através do FAD - Fundo Municipal de Apoio ao Deficiente, com o atendimento de sete entidades e a destinação de 185 mil reais, este ano.

Também o Fundo Municipal para a Criança e o Adolescente beneficiou outras quatro entidades sociais de atendimento a pessoa com deficiência, repassando 990 mil reais.
Na praça Plínio Tourinho, funciona o Centro de Convivência atendendo a 240 pessoas com deficiência.
O Amigo Curitibano possui convênios de contribuição social que beneficiam 10 entidades sociais para o atendimento a 1.712 pessoas deficientes.
Também através do Amigo Curitibano, servidores municipais têm sido capacitados com curso de libras e sobre a pessoa com deficiência.

Em 2007, realização da terceira edição dos Jogos Especiais de Curitiba, com 1.200 participações em 11 modalidades esportivas.
Em outubro, pela primeira vez, foi realizado o 1º festival de Dança Adaptada, com mais de 700 participantes.
Fonte: Prefeitura Municipal de Curitiba

Colaborado Por: Dallagrana

Marcadores:

|


About me

Previous posts

Archives

Links


ATOM 0.3

Pingar o BlogBlogs

Meu PageRank

BlogonPhone

Clique na imagem e assine o nosso RSS 2.0

Receba as nossas novidades via e-mail

Digite o seu e-mail


Preview | Powered by FeedBlitz