Blogcitario em pauta! - Educação Especial


E-mail this post



Remember me (?)



All personal information that you provide here will be governed by the Privacy Policy of Blogger.com. More...





Educação Especial Por: Leomar Marchesini

Acessibilidade é um tema de suma importância na sociedade deste terceiro milênio e muitas vezes subestimado pelas pessoas ditas "normais". Quem fala sobre a importância da acessibilidade das pessoas com necessidades especiais é a entrevistada pelo Blogcitario, a Profª. Leomar Marchesini, coordenadora do Serviço de Atendimento aos Alunos com Necessidades Educacionais Especiais, da Fatec Internacional.

O Serviço de Atendimento tem por objetivo promover, dentro da instituição de ensino superior, as adequações e adaptações imprescindíveis para a acessibilidade física, de informação e comunicação a todas as pessoas que desejarem cursar o nível superior de ensino, independentemente de suas diversidades individuais. As adaptações acontecem tanto em caráter físico, como pedagógico, incluindo orientação ao corpo docente da instituição, em como trabalhar com alunos com deficiências.

Mediante o trabalho que a Profª. Leomar Marchesini vem realizando na instituição de ensino, hoje a Fatec Internacional encontra-se engajada ao movimento internacional de inclusão e atuando em plena conformidade com as determinações da Legislação Brasileira, que garante às pessoas com necessidades especiais o acesso e a acessibilidade aos cursos de nível superior.

A responsabilidade de dirigir o atendimento aos alunos com necessidades educacionais especiais, em uma instituição de 50 mil alunos em todo país, exige, além do conhecimento, bom senso, vocação e muita sensibilidade, porque os casos destes discentes são analisados e atendidos, um a um, visto que nesta área, cada caso é um caso. Há diferenças entre eles, mesmo que sutis os que muitas vezes vem exigir um atendimento educacional individualizado.

A Profª. Marchesini comenta que, no ultimo vestibular da Fatec Internacional, realizado neste mês de outubro, foi possível constatar mais uma vez, a alegria e entusiasmo com que pessoas Surdas e pessoas cegas ou com baixa visão, chegam ao local onde prestarão exame vestibular.

Testemunham estar realizando um sonho. O vestibular aberto para portadores de necessidade especiais, abre as portas a esta clientela que não desistiu de perseguir seus ideais, com perseverança e determinação. Neste sentido, a Fatec Internacional está se tornando uma referência, conforme confirmou Tiago Aureliano da Silva, uma das pessoas cegas vestibulandas de outubro, citando a qualidade do atendimento estruturado e profissional ofertado aos alunos com deficiências. Tiago, analista de sistemas do HSBC, ingressou no Curso Superior em Tecnologia de Processos Gerenciais, e é um dos exemplos de pessoas com necessidades especiais que buscam a plenitude de suas potencialidades e sua auto-realização, buscando para tanto, a Fatec Internacional, onde está seguro de receber todo o atendimento especial que necessita.

O Serviço de Atendimento aos Alunos com Necessidades Educacionais Especiais da Fatec Internacional, empresa do Grupo Educacional UNINTER, está à disposição para atendimento de pessoas interessadas em obter informações a respeito do suporte oferecido aos alunos da instituição. Das segundas às sextas feiras, fale com a Profª. Leomar Marchesini no Serviço de Atendimento aos Alunos com Necessidades Educacionais Especiais, pelo telefone 55 (41) 2102-3372, ou pelo e-mail lmarchesini@fatecinternacional.com.br. Ou ainda, no Campus Tiradentes, a Rua Saldanha Marinho, 131, 3º andar.

A FATEC Internacional de Curitiba além dos cursos de graduação oferece também o curso de extensão de Libras - Língua Brasileira de sinais.

"Visite: www.fatecinternacional.com.br Faça Parte deste Grupo"

---
Reinaldo Dallagrana
Suporte Editorial, do
Blogcitario.com
dallagrana@blogcitario.com

Marcadores:

|


About me

Previous posts

Archives

Links


ATOM 0.3

Pingar o BlogBlogs

Meu PageRank

BlogonPhone

Clique na imagem e assine o nosso RSS 2.0

Receba as nossas novidades via e-mail

Digite o seu e-mail


Preview | Powered by FeedBlitz