Um não vive sem o outro


Você já tentou assistir a um filme sem áudio? Além de ser sem graça, não passa a emoção que determinadas cenas necessitam. E você já imaginou uma cena de ação sob uma trilha zen? Clique nas figuras para ampliar.







Para mostrar a importância do áudio para o vídeo, os criativos da Graffiti BBDO, da Romênia, fizeram esta campanha sobre a cobertura da Kiss FM para o Festival Internacional de Cinema da Transilvânia com o seguinte título: "Filmes precisam de música".

Sexta-feira tem mais. Para você não esquecer, assine a newsletter ou o RSS localizado na coluna à direita.

|

Se beber Sprite, você voa


Há algum tempo, a Sprite Zero tem lançado virais para divulgar o seu produto. Hoje trago mais um da série "Piadinha velha que ainda dá um caldo".



Ele segue a mesma mensagem das propagandas de bebidas sem caloria: beba e fique bem leve. O texto diz: "amigos vão e voltam".

Quarta-feira tem mais novidades por estas bandas. Se preferir, assine a newsletter do blog ou o RSS localizado logo ao lado.

|

Isca das boas


A Publicis Conseil de Paris criou este comercial non sense para o Renault Clio. Ele mostra de forma inusitada como o carro é desejado por muita gente.



Só resta saber se o "grande pescador" usa as pessoas como tempero ou como prato principal.

Ontem foi meu dia de postar no Bloguerreiros. Nesta semana, descrevo como um vendedor ambulante conseguiu atrair a atenção dos passageiros de um ônibus e vender a sua mercadoria.

Segunda-feira tem mais um peixe grande para você saborear. Para não perder esta boquinha, assine a newsletter ou o RSS localizado logo ao lado do página.

|

Violência ao vivo


Cada vez mais, as ações de no media no exterior estão ficando mais agressivas e, de certa forma, assustadoras. É o caso da ação para o game Getaway do PS2, jogo de tiro e perseguições de carros. Clique para ampliar.



Foram criadas 4 ações:
1- Balas foram espalhadas pelas ruas
2- Promotores foram amarrados em cadeiras como se tivessem sido sequestrados
3- Dentes foram colocados em cinzeiros de bares e restaurantes
4- Bonecos simulando alguns corpos jogados em latas de lixo e outros enterrados em lugares públicos.

A violência ficou tão banalizada que até os criativos estão achando normal colocar nas ruas ações de guerrilha com este teor violento. O game pode ter sangue e morte, mas não precisa mostrar para todo mundo desta forma.

**************************************************

Blogcitário na blogosfera

Hoje me deu curiosidade em saber o quantas páginas citam este blog. Fiz a minha pesquisa no Google e no Technorati e encontrei resultados curiosos.

a) Encontrei um artigo acadêmico publicado para a Faculdade de Comunicação da UFBA (Facom) chamado "Mulheres na mídia: democracia ou estratégia de marketing?", onde a autora Josiany Fiedler Vieira utilizou um post meu feito em 2005 sobre a campanha Real Beleza da Dove. Aqui vai o trecho:

Um exemplo é o blog “Blogcitário – o seu blog de publicidade”, que foi criado pelo estudante de publicidade Caio Costa em 28/02/2004 com o objetivo que abordar as principais novidades do mercado em que atua. No dia 16/01/2005 ele publicou a seguinte informação “A beleza nasceu para todas”, que trata da campanha da Dove. Segundo Caio a campanha “Tenta acabar com este padrão doentio do belo que a mídia impõe para as mulheres. As propagandas mostram que cada mulher tem a sua própria beleza, não importando se ela é alta ou baixa, gorda ou magra. Mas é claro que elas tem que ter uma ajudinha da Dove” (Costa, 2005, online).

Para ver o post completo, no endereço antigo, clique aqui. Para ler o artigo de Josiany, clique aqui.

b) No Technorati achei um blog em uma língua estranha (será que é grego? Se alguém souber, escreva um comentário) que postou o anúncio da Marie Claire que eu comentei aqui e a ação de guerrilha do filme Rocky Balboa que mostrei aqui.

Por isso, aconselho a cuidar muito bem do seu blog, mesmo que ele tenha meia dúzia de leitores blonautas. Como ele está na blogosfera, um mundo sem fronteiras, suas idéias podem chegar a uma tela de computador do outro lado do mundo em um piscar de olhos.

Sexta-feira estarei de volta. Para assinar a newsletter e o RSS do blog, basta colocar o seu e-mail logo ao lado.

|

Quem vencerá a próxima?


Assista agora a versão completa da campanha mundial da Seda, onde versões de uma mesma mulher lutam pela sua sobrevivência. Para mim, é uma das mais divertidas que estão no ar.



O texto de assinatura diz: "Quem vai ganhar amanhã? Seu cabelo decide". A criação ficou por conta da JWT.

Quarta-feira tem mais inspiração para a sua mente. Se preferir, assine a newsletter ou o RSS logo ao lado.

|

Assista ao proibidão


Hoje vou exibir para vocês o famoso comercial anti tabagista censurado na Grã-Bretanha.



A peça mostra de forma inusitada como o fumo pode fisgar a vítima e torná-la dependente da fumaça. Em alguns momentos, ela parece um filme de terror. Deve ser por isso que a Advertising Standards Authority (ASA), espécie de Conar deles, recebeu 774 reclamações do público, que achou muito pesada para as crianças assistirem.

Criar campanhas para combater casos complexos com este é uma batalha difícil, pois certamente dividirá opiniões. Na época que as imagens de pessoas em fase terminal foram colocadas em maços de cigarros teve muita gente a favor e muitas outras contra. Acredito que nunca haverá consenso para este tipo de propaganda, pois na hora de atirar no problema, sobram estilhaços para a vítima, no caso, o fumante.

Segunda-feira tem mais novidades. Se preferir, não perca tempo e assine agora a newsletter ou o RSS do blog logo ao lado para ficar por dentro do melhor da propaganda mundial.

PS: Ontem postei no Bloguerreiros um texto sobre como o sexo é tratado na televisão. Está imprdível!

|

Veja o gol


A D/Araújo, de Santa Catarina, criou esta placa especial em estádios para comunicar o lançamento da concessionária da Volks em Florianópolis.



O trocadilho com o nome do veículo é inevitável (vide o viral da empresa sobre o gol 1000 do Romário), mas é muito bem vindo no ambiente em que está instalado. Os criativos responsáveis foram o diretor de arte Alexandre Amaral com redação de Igor Becker sendo o diretor de criação Eduardo Borges.

PS.: Esta peça foi enviada direto da fonte.

Sexta-feira tem mais golaços de criatividade para você. Se preferir, assine a newsletter ou o RSS que está logo à sua direita.

|

Completando o ciclo


Para desejar feliz dia das mães em grande estilo, a loja de artigos femininos J.C. Penney veiculou esta peça criada pela DDB de Chicago. No final, surge o texto: "Hoje é o dia para fechar o ciclo".



Assistindo a este emocionante comercial, lembrei como é difícil ver no Brasil uma empresa colocar no ar uma peça homenageando determinada classe de consumidores (como as mães, por exemplo) sem colocar o produto em primeiro lugar. Aqui, as mães são lembradas para não perder aquela "promoção imperdível".

Na minha opinião, criar uma peça institucional nestas datas especiais criaria mais simpatia com um público cansado de receber ofertas de todos os lados em todas as épocas do ano.

Comer feijão todo dia é bom, mas servir uma bela lasanha de vez em quando é melhor ainda, não acha?

Quarta-feira tem mais. Mas para não perder nenhum post, assine a newsletter ou o RSS localizado na coluna à direita.

|

Olha a cegonha


Tão óbvio quanto uma agência criar uma campanha para o Dia das Mães, vou postar uma peça sobre o dia que será comemorada no domingo.



Os criativos da Ogilvy & Mather, Guilerme Camargos e seu xará Chueire, com direção de criação de Virgílio Neves, forma muito felizes em utilizar o símbolo da empresa entregando o presente mais importante da sua vida, que é seu filho.

Confira o meu post de ontem no Bloguerreiros sobre a postura profissional que um garoto de 17 anos teve frente à Roberto Justus.

Segunda-feira estarei de volta, mas se preferir, assine a newsletter ou o RSS logo ao lado para ficar por dentro de tudo que rola por estas bandas.

|

Bom gosto para falta de sabor


Quando vejo os criativos conseguirem reproduzir numa peça um famoso ditado ou expressão popular, o resultado é muito bom, como é o caso desta campanha da Heinz Ketchup feita pela Leo Burnett, de Paris.







Podemos perceber logo de cara o que os alimentos se parecem quando não se usa o ketchup anunciado. É até divertido reconhecer os pratos nestas condições.

Sexta-feira terá mais idéias deliciosas para alimentar a sua mente. Se preferir, assine a newsletter ou o RSS localizado logo ao lado.

|

Momento Inspiração


Quando uma banda faz o clipe com a trilha sonora de um filme, geralmente colocam apenas as melhores cenas e no meio, a banda tocando em algum outro lugar.

Mas a banda Snow Patrol resolveu mudar um pouco essa regra com o clipe "Signal Fire", música que faz parte do filme Homem Aranha 3.



Ele funciona como uma versão teatral do que aconteceu nos filmes anteriores e no final, incentiva o telespectador a conferir o desfecho da trilogia do aracnídeo.

Quarta-feira tem mais uma dose de criatividade para você, prezado blonauta.

|

Sua vida com o Office 2007


A McCann criou para a Microsoft uma grande campanha para o lançamento do Office 2007. A empresa de Bill Gates quer mostrar como o pacote de aplicativos pode facilitar a sua vida.











Gostei de quase todos, exceto o último, por colocar o produto à frente da segurança das pessoas. Deve ser mostrado que ele é útil no trabalho e não fundamental para a vida em geral.

Segunda-feira tem mais criatividade por estas bandas. Para lembrar de conferir as sacadas fantásticas que passam por aqui, assine a nossa newsletter ou RSS localizado logo ao lado para receber as novidades direto do seu e-mail.
****************************
PS: Leia o meu post publicado ontem no Bloguerreiros sobre o trailer, que para mim, é a alma do filme.

|

Acho que vi um cabeção


A Service München, de Hamburgo, criou uma ação difícil de não ser notada. Clique na figura para ampliar.



Trata-se uma escultura de um jovem em tamanho natural tendo que carregar a sua cabeça pesada com tantas idéias acumuladas. Ela foi instalada nos pátios das universidades alemães com objetivo de incentivar jovens criativos a mandarem os seus trabalhos para o site www.jobscout24.de. Diante da obra, tem o seguinte texo: "Cabeça cheia de idéias e sem trabalho? www.jobscout24.de"

Para dar um aspecto mais realista à figura, os cabelos foram tirados do próprio criador,Stefan von Essen.

Às vezes, uma idéia muito inusitada beirando ao bizarro pode fazer sucesso, desde que os criativos tenham consciência do nível de tolerância do público-alvo para este tipo de campanha.

Sexta-feira tem mais. Até lá.

|

About me

Last posts

Archives

Links


ATOM 0.3

Pingar o BlogBlogs

Meu PageRank

BlogonPhone

Clique na imagem e assine o nosso RSS 2.0

Receba as nossas novidades via e-mail

Digite o seu e-mail


Preview | Powered by FeedBlitz